Equipe do programa do Canal Rural revela a logística de transporte e os cuidados especiais com animais que participam de tradicionais competições
O Canal Rural Na Estrada deste sábado (29), mostra o que ocorre por trás de tradicionais competições rurais: o Freio de Ouro e as vaquejadas. O roteiro que será apresentado no episódio é amplo e surpreendente. O percurso tem início no Rio Grande do Sul, onde a equipe do programa acompanha todos os preparativos para a realização do Freio de Ouro, maior competição de cavalos crioulos do continente, que existe desde 1982. A outra parada é no estado da Bahia, região onde a vaquejada é um dos esportes mais populares.
No Rio Grande do Sul, onde acontece a final e a maior parte das etapas eliminatórias do Freio de Ouro, chama atenção o profissionalismo e o rigor no tratamento dos cavalos crioulos. Os investimentos na saúde dos animais são encarados como um meio seguro e fundamental para garantir o bom rendimento nas provas. Um veterinário acompanha diariamente as provas, trabalhando com um computador ao lado. Além da radiografia digital em tempo real, está à disposição dos grandes atletas uma unidade móvel com equipamentos que permitem a realização de exames com resultados na hora.
Já na Bahia, o público conhecerá uma das modalidades esportivas mais populares do Nordeste, que reúne milhares de pessoas em provas por vários Estados. A equipe do Na Estrada percorreu longo caminho para conferir o treinamento na véspera das provas e os cuidados especiais com os cavalos da raça quarto de milha que participam das etapas da vaquejada.
O tratamento especial oferecido aos heróis inclui desde os cuidados com a higiene diária até o conforto do transporte com caminhões que viram suítes. Os telespectadores podem conferir tudo isso no episódio do programa Canal Rural Na Estrada deste sábado, dia 29, às 12h30min, com reprise no domingo, 30, no mesmo horário e nas segundas, às 20h30min.
Na Estrada 2012 é uma produção do Canal Rural, patrocinada pela MAN Latin America, fabricante dos Caminhões e Ônibus Volkswagen. O repórter João Henrique Bosco e os cinegrafistas Robson Custódio e Eduardo Ongaro (também motorista da equipe) viajam 18 mil quilômetros por estradas de 12 estados brasileiros para revelar os gargalos logísticos que desafiam grandes segmentos do agronegócio no Brasil.
Os boletins semanais, transmitidos nos intervalos do Bom Dia Campo, às 7h, Mercado & Companhia às 12h20min e Rural Notícias, às 19h, também destacam os caminhos da ração no Brasil.
Os assuntos ligados ao projeto podem ser acompanhados no site ruralbr.com.br/naestrada. A página reúne os vídeos, fotos e textos das reportagens. E no blog blogs.ruralbr.com.br/naestrada, o repórter João Henrique Bosco conta os bastidores das gravações e as histórias e curiosidades que ficaram fora dos programas.