
A importância da reportagem na sobrevivência do jornalismo será o tema do debate da segunda edição do Em Pauta ZH, que, a exemplo da primeira, será acompanhada de uma exposição jornalística. Desta vez, o convidado é o jornalista Mauri König, um dos repórteres mais premiados do país. O encontro, que ocorre nesta terça-feira (25) para professores e alunos de Jornalismo, formadores de opinião e jornalistas dos veículos do
Grupo RBS, será mediado pela repórter Letícia Duarte, no Salão Nobre da empresa, em Porto Alegre.
A partir desta segunda-feira (24), a comunidade pode conferir a exposição “Matopiba Tchê”, com fotos feitas durante a
reportagem especial da repórter Joana Colussi e do fotógrafo Tadeu Vilani, publicada em
Zero Hora em julho deste ano. O conteúdo mostrou a trajetória de agricultores que deixaram o Sul para desbravar a região de cerrado no Nordeste e Norte brasileiro (formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), sem nenhuma tradição no cultivo de grãos, e transformá-la em referência no agronegócio nacional. Durante 10 dias, a equipe percorreu quase 3 mil quilômetros nos quatro estados para, além das histórias, exibir aspectos sociais, econômicos, ambientais e estruturais da região.
A mostra ficará aberta das 8h às 20h, até 11 de setembro, no saguão do prédio corporativo da RBS, em Porto Alegre.
Mauri König –
Vencedor do Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa e um dos cinco repórteres mais premiados do país, Mauri König foi repórter especial da Gazeta do Povo de 2002 a 2015. Também trabalhou nos jornais O Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Em 2013, recebeu da Universidade Columbia o Maria Moors Cabot Prize, o mais antigo prêmio do jornalismo mundial, entregue desde 1938. É pós-graduado em Jornalismo Literário e tem dois livros publicados: "Narrativas de um correspondente de rua" e "O Brasil Oculto".