
Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre. Crédito: Omar Freitas.
A edição deste sábado (31) de
Zero Hora traz um levantamento do impacto das chuvas que castigaram o Estado no especial “Outubro Embaixo d’Água”. Repórteres do jornal contabilizaram o custo das enchentes, a cheia do Guaíba, os danos nos municípios e a influência do mau tempo na vida dos gaúchos.
A versão digital trará uma linha do tempo interativa com vídeos, fotos e textos da cobertura ao longo do mês. Em infográfico, estará a explicação de como o fenômeno El Niño influencia o clima no Rio Grande do Sul.
As chuvas obrigaram milhares de gaúchos a deixarem suas casas, o que estimulou o
Grupo RBS a dar início à campanha #EuAjudo, na qual veículos, jornalistas, colunistas, apresentadores e repórteres disseminam pelas redes sociais a corrente do bem a fim de incentivar a comunidade a amenizar o sofrimento dos desalojados. Além da cobertura jornalística retratando a situação das cidades atingidas pelas enchentes, também estão sendo exibidas matérias enfatizando atitudes de precaução e de solidariedade.
Como reforço à mobilização, foi liberado de quinta (22) a segunda-feira (26) o acesso ao conteúdo online dos seis jornais do Grupo que contam com assinaturas (
Zero Hora,
Pioneiro,
Diário de Santa Maria,
Diário Catarinense,
A Notícia e
Jornal de Santa Catarina). Com a suspensão do paywall (cobrança pelo acesso), todos os leitores e internautas puderam acompanhar a cobertura completa do impacto causado pelas enchentes nos dois estados, além de obterem informações de como ajudar, com donativos e mantimentos.