
Capa do caderno especial
Gente ainda pequena, mas com um talento enorme. Estudantes de escolas da região de cobertura do
Jornal de Santa Catarina com idade entre 7 e 15 anos são os repórteres de uma publicação especial que será encartada na edição desta quarta-feira (4). O caderno reúne as produções que se destacaram no concurso Seja Jornalista Por Um Dia, iniciativa do jornal que, desde 1997, já recebeu mais de 158 mil trabalhos de alunos das redes pública e privada de ensino do Médio e Alto Vale do Itajaí, Litoral e Vale do Rio Tijucas. Apenas em 2015, foram 9.700 inscrições, mais que o dobro do número do ano anterior.
Uma equipe formada por jornalistas do Santa avaliou criteriosamente todo o material e selecionou as 94 produções que estarão no caderno especial. Os autores dos textos escolhidos visitarão a sede do Santa no dia 11 de novembro e participarão de um evento de premiação com homenagens e interações durante uma tarde toda. Entre as instituições públicas, a Escola de Ensino Básico Bernardo Müller, em Presidente Getúlio, destacou-se com 1.233 trabalhos inscritos. Já entre as particulares, teve maior participação a Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau, que enviou 2.477 produções para o jornal. Ambas as escolas receberão uma premiação em reconhecimento ao grande envolvimento com o concurso.
Serão reconhecidos ainda os professores que se destacaram como orientadores: Rosane P. Heuer (Escola Básica Municipal Machado de Assis, em Blumenau) com seis trabalhos selecionados; Adilson Stinglen (Escola de Ensino Básico Lindo Sardagna e Escola de Ensino Básico Profª Maria Angélica Calazans, em Dona Emma) com cinco trabalhos selecionados;
Ana Maria Feres (Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau) com quatro trabalhos selecionados;
Alcione Olivicri (Escola Básica Municipal Alberto Stein, em Blumenau), Belisa dos Santos (Colégio Visão, em Blumenau),
Geni Beltramini Heidemann (Escola de Ensino Básico Bernardo Müller, em Presidente Getúlio),
Luciana Fidélis (Colégio Sagrada Família, em Blumenau) e Luciane Trigo (Colégio Shalon, em Blumenau), com três trabalhos selecionados cada.
O concurso Seja Jornalista Por Um Dia é uma realização do Jornal de Santa Catarina e conta com patrocínio de Grupo Kyly e Odebrecht Ambiental e apoio do Zoo Pomerode.