
Bueiro consertado pelo DEP no dia 18.04. Crédito Adriana Irion
Em seis meses de investigação,
Zero Hora apurou que há descontrole na fiscalização de serviços do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) da prefeitura de Porto Alegre. A reportagem, veiculada com exclusividade no
site do jornal na manhã desta segunda-feira (11), detectou que empresa terceirizada contratada pelo DEP cobra pela limpeza de bueiros que não existem nas ruas. O conteúdo foi apresentado no programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, e será veiculado na edição impressa de ZH desta terça-feira (12).
A repórter Adriana Irion analisou planilhas de cobrança da empresa JD Construções de 2013, 2014, 2015 e do primeiro trimestre de 2016 e cruzou com informações do cadastro geral do DEP, que informa quantos equipamentos de drenagem existem nas ruas da cidade. Foi possível verificar que a conta apresentada pela empresa para o município traz dados superfaturados, que são aprovados pelo gestor do contrato e pagos integralmente pelo poder público.
— Para conferir as suspeitas que recebemos, analisamos um grande volume de documentos, planilhas de medição de serviços e de cobranças apresentadas pela empresa desde 2013. Essas informações foram cruzadas com pagamentos feitos pelo DEP, informações que constam no portal Transparência da Prefeitura. Além disso, fomos para as ruas para contar o número de bueiros nas ruas que apresentavam dados suspeitos — relata Adriana.

Bueiro consertado pelo DEP no dia 18.04. Crédito Adriana Irion
A reportagem selecionou aleatoriamente 31 ruas com dados suspeitos. Em todas foi constatada cobrança superfaturada. O trabalho também mostra a má qualidade de serviços prestados por terceirizadas do DEP e a falta de prevenção a alagamentos.