
Ubirajara Rosa (D), dono da Pipoca do Bira, e o filho Israel (E). Crédito: Félix Zucco
Pesquisa divulgada pelo Sebrae no início deste ano apontou um crescimento do empreendedorismo proporcional ao aumento das dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias gaúchas. Ao lado da insegurança, a crise econômica é um dos temas que mais tem afetado a vida dos leitores do
Diário Gaúcho. Por isso, depois de tratar sobre a violência na Região Metropolitana, o jornal do
Grupo RBS coloca o empreendedorismo em pauta na segunda edição do
Debates Metropolitanos DG, que ocorrerá nesta terça-feira (12), no Centro Histórico Cultural Santa Casa, das 14h às 17h.
– A crise econômica, que deixa milhares de pessoas desempregadas, penaliza especialmente a população mais carente. Pensando nisso, decidimos convidar seis pequenos empreendedores para que compartilhem conosco as suas trajetórias. Esperamos que as histórias de superação, de gente do povo que decidiu abandonar o emprego tradicional e abrir o seu próprio negócio, inspire novos empreendedores. Com “Pequenos Negócios: uma alternativa para superar a crise”, reforçamos a parceria com os nossos leitores, sobretudo, nos momentos ruins – afirma o editor-chefe do Diário Gaúcho, Carlos Etchichury.
O evento terá dois painéis com a participação de empreendedores e especialistas do Sebrae-RS, da Unidade de Microcrédito do Banrisul, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e do Núcleo Empreendedor da PUCRS.

Ubirajara Rosa (D), dono da Pipoca do Bira, e o filho Israel (E). Crédito: Félix Zucco
– Os desafios não são permanentes, são aparentes. A pessoa tem que saber o que quer e ter persistência para ir até o fim – destaca Andressa Fernandes, 30 anos, proprietária de Andybiaá Gourmet, que participará do primeiro painel, “Da boa ideia ao ótimo negócio”.
O segundo painel, “Se diferenciando no meio da multidão”, vai contar histórias de quem foi além e inovou no seu negócio. Como o Ubirajara de Quadros Rosa, o Bira, 60 anos, que conseguiu a licença para abrir o seu carrinho de pipoca após oito anos de tentativas e criou até um programa de fidelidade, o cartão Smilhos: na compra de cinco pipocas, o cliente ganha uma de graça.
– O certo é não desistir nunca. Às vezes, a gente tem que acreditar que alguma estrela vai brilhar pra nós. Não posso ser só mais um pipoqueiro – diz Bira.
O evento é aberto ao público e tem entrada franca. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail
promocoes@diariogaucho.com.br.